Biblioteca

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 0-9

Últimos adicionados


    Comunicação e Poder

    João Carlos Correia

    As relações entre comunicação e poder, segundo José Manuel Santos, parte de três estados. O primeiro é caracterizado pela complementaridade entre "reis" e "mensageiros", entre as fontes ou os centros do poder e a capacidade de o exercer à distância, de alargar a sua esfera para além da presença imediata da origem ou do soberano.

    A Nova Califórnia

    Lima Barreto

    Escrito por Lima Barreto. "A Nova Califórnia" é uma paródia sobre a "corrida do ouro" nos Estados Unidos do final do século XIX. Uma cidadezinha chamada Tubiacanga, no interior do Rio de Janeiro, recebe um novo morador, Raimundo Flamel, que está prestes a revelar a sua grande descoberta: ele consegue fabricar ouro usando ossos humanos como matéria prima.

    A Persuasão

    Américo de Sousa

    O trabalho "A Persuasão", de Américo de Sousa, que tem origem em uma dissertação acadêmica, vem dar uma notável contribuição para os estudos retóricos entre nós. Colocando, desde logo, a noção de "persuasão" no centro de sua atenção crítica, o autor dá bem o sinal do seu justificado intuito de prosseguir uma abordagem do tema centrada sobre os procedimentos de argumentação.

    Ilíada

    Homero

    Uma das mais importantes obras da antiguidade, "Ilíada" é um poema épico em que Homero descreve a Guerra de Tróia em vinte cantos. A princesa grega Helena foi sequestrada pelos troianos, que são atacados pelos gregos.

    A Semana Santa

    Alexandre Herculano

    Em "A Semana Santa", escrito por Alexandre Herculano em 1829, pode-se notar novamente a consciência nacional e moral do autor (ele achava que a literatura portuguesa necessitava se voltar para as suas origens), desde o início da poesia, colocando em paralelo a religião e a pátria, espécie de profissão de fé do poeta romântico, que Herculano integrou em uma visão liberal da sociedade.

    Alma Inquieta

    Olavo Bilac

    "Alma Inquieta" é uma coletânea de poemas de Olavo Bilac que segue a linha sensual e realista da poesia bilaqueana, assim como a linha contemplativa, com poemas que se fixam nos temas da vida gasta, da velhice. Predomina o tom meditativo e melancólico, no qual é constante a preocupação com a morte e o sentido da vida.

    A Melhor Vingança

    Artur Azevedo

    "A Melhor Vingança" é um conto de Artur Azevedo, que conta sobre Xandoca, uma garota apaixonada que é abandonada por Vieirinha por pedido do pai dele, por ela ser pobre. Um pouco depois, ela casa-se e o seu marido prosperou nos negócios.

    As Vítimas-Algozes

    Joaquim Manuel de Macedo

    Pertencente ao Romantismo, "As Vítimas-Algozes" de Joaquim Manuel de Macedo foi escrito na segunda metade do século XIX, em 1869, 19 anos antes da Abolição da Escravidão. Por ser, ao seu modo, um romance abolicionista, não agradou ao público da época, o que lhe rendeu inúmeras críticas da imprensa.

    Auto da Barca do Inferno

    Gil Vicente

    O Auto da Barca do Inferno é uma complexa alegoria dramática de Gil Vicente, representada pela primeira vez em 1517. É a primeira parte da chamada trilogia das Barcas (a segunda e a terceira são, respectivamente, o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória). Os especialistas classificam-na como moralidade, mesmo que muitas vezes se aproxime da farsa.

    A Senzala

    Castro Alves

    No poema "A Senzala" de Castro Alves, o eu-lírico tenta retratar, em belos versos, a casinha onde a escrava Maria vivia, tão pequena, bela e singela, e onde os passarinhos brincavam. Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em 1847 e foi um grande poeta brasileiro. Suas poesias são conhecidas pelo combate à escravidão, o que lhe rendeu o título de "Poeta dos Escravos". Morreu em 1871, em Salvador.