FAQ - Perguntas Frequentes

Nucleo de Educação a Distancia

Significado

A palavra FAQ vem da língua inglesa – “frequently asked questions” – e significa “perguntas mais frequentes”.

As FAQs abaixo foram desenvolvidas pelo NEAD com o intuito de esclarecer as eventuais e frequentes dúvidas dos alunos EaD. Seleção de perguntas e respostas para você tirar suas dúvidas sobre o Athenas Virtual e seus cursos.

Tirando dúvidas

O DECRETO nº2494, de 10 de fevereiro de 1998, define Educação a Distância como 'uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou continuados e veiculados pelos diversos meios de comunicação'.

A ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância - define EaD como 'a modalidade de educação em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente (e em bom número de casos exclusivamente) sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar à mesma hora'.

A EaD pode contribuir significativamente, não só para a transformação dos métodos de ensino e da organização do trabalho pedagógico, mas, também, para a utilização adequada das tecnologias de midiatização da educação, implicando, nesse caso, numa redefinição da comunicação em prol da melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.

• É o Núcleo de Educação a Distância do Athenas Grupo Educacional onde são confeccionadas as disciplinas e é feita a manutenção e alimentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

No decorrer da disciplina, o aluno conta com o apoio de toda a equipe do NEAD: a comunicação pode ser feita através do Suporte Online no site do Athenas Virtual e por e-mail (nead@aathenasvirtual.com.br) que tem como objetivo ser ao vivo e em alguns casos por telefone.

Ao cursar uma disciplina na modalidade à distância, você terá mais facilidade para administrar o seu tempo, podendo adequar as horas do dia a estudo para as demais disciplinas, cursos extracurriculares, entre outras atividades. Essa flexibilidade também garante a possibilidade de acompanhamento do conteúdo em qualquer lugar com acesso à internet.

A disciplina EaD oferece ainda oportunidades para se adaptar a uma metodologia de ensino cada vez mais utilizada nas grandes universidades do país e do mundo, na graduação ou pós-graduação, bem como nas principais empresas, que por meio de suas universidades corporativas desenvolvem programas de atualização de seus funcionário em âmbito global.

Essa modalidade de ensino permite também o desenvolvimento de novas habilidades cognitivas, além de preparar o aluno para as diversas formas de sociabilidade e trocas de informações mediadas pela informática.

A qualidade de aprendizado em uma disciplina à distância dependerá, assim como nas disciplinas presenciais, do tipo de envolvimento do aluno com as informações oferecidas, da vontade do aluno para esclarecer suas dúvidas com o tutor e de sua capacidade de interação com os colegas de turma. No entanto, alguns especialistas afirmam que no ambiente virtual as possibilidades de uma relação mais personalizada entre todos os envolvidos no processo educativo aumentam graças ao uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

Cursar uma disciplina EaD exige tanto esforço quanto em uma disciplina presencial. Se o aluno não realizar os exercícios e leituras propostos, ele não terá condições de participar das discussões e atividades no ambiente virtual, tampouco esclarecer suas dúvidas com o tutor.

Deixar de participar dos fóruns, listas de discussão e de outras atividades disponibilizadas prejudicará o aprendizado e consequentemente a avaliação. Dadas as características do método à distância, no qual há uma redução ou até mesmo ausência de aulas expositivas, caberá ao docente, de uma maneira geral, fornecer textos e materiais adequados que servirão de referência comum para iniciar uma discussão no ambiente virtual.

Baseado no material indicado, o tutor estimulará discussões específicas e apresentará suas reflexões a partir dos questionamentos feitos pelos alunos ou por iniciativa própria.

No ATHENAS VIRTUAL, os alunos que cursam disciplinas na modalidade à distância possuem os mesmos direitos dos alunos que cursam disciplinas na modalidade presencial. Aos membros do corpo discente são assegurados os seguintes direitos:

a) receber ensino qualificado referente às disciplinas em que estejam matriculados;

b) receber atendimento por parte do NEAD desde que viáveis e compatíveis com as finalidades do mesmo;

c) ser atendidos e assistidos pelo Tutor, coordenador de curso e Núcleo de Educação a Distância.

Compete ao aluno seis pontos principais:

a) disponibilizar um endereço eletrônico sempre atualizado no perfil do aluno;

b) comparecer às atividades previamente agendadas nos cronogramas, presenciais ou síncronas à distância;

c) possuir conhecimentos básicos de informática, abrangendo questões relacionadas ao uso de correio eletrônico, Internet, pesquisa online, editor de texto, Office e Pdf (portabledocumentformat).

d) acessar regularmente o ATHENAS VIRTUAL;

e) realizar as atividades propostas pelo tutor;

f) comparecer às avaliações presenciais munido de um documento de identificação com foto recente.

Programe onde você poderá acessar a internet para estudo: em casa, no trabalho, na faculdade, centros de acesso público, entre outros;

 Mantenha seu navegador de internet (Google Crome, Netscape, Mozilla Firefox, etc.) atualizado para tirar melhor proveito da disciplina;

 Certifique-se que você não possui pendências administrativas ou acadêmicas com a Instituição, pois conforme o caso, não será liberado acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem;

 Compareça às Oficinas de Apoio ao Aluno, conforme datas agendadas, e receba mais dicas de como estudar;

 Leia o material disponível no AVA que fala sobre a “Netiqueta” (etiqueta da internet);

 Sempre que mudar seu e-mail, comunique a alteração ao setor de Atendimento ao Aluno da sua IES. Caso a mudança ocorra durante o semestre, atualize também o seu perfil no ambiente ATHENAS VIRTUAL;

 Na primeira vez que acessar o AVA ATHENAS VIRTUAL, troque sua senha e preencha o perfil do aluno;

 Antes de iniciar as atividades, leia o Cronograma da disciplina e sinta o ambiente, conheça as diversas ferramentas e busque esclarecer as dúvidas imediatamente com o Tutor ou com o NEAD;

 Verifique o prazo determinado pelo tutor para dar respostas às dúvidas apresentadas pelos alunos;.

 Defina um horário fixo por dia de dedicação à disciplina. No mínimo, dedique para cada disciplina a mesma carga horária como se fosse presencial;

 Faça as leituras e atividades planejadas para cada módulo no prazo previsto;

 Caso tenha dificuldade de acompanhamento dos textos e atividades, comunique o problema imediatamente ao tutor;

 No ambiente virtual, a aprendizagem se dá pela interação entre tutor e alunos e entre os próprios alunos. Prepare-se para aprender por meio de uma “comunidade aprendente” e não somente pelas aulas expositivas;

 Quanto maior a interação com os demais alunos e com o tutor, melhor será seu aproveitamento na disciplina;

 Esteja preparado para receber críticas aos seus argumentos no ambiente virtual e não tome isso como uma disputa entre inimigos. O diálogo está na base de todo processo educacional;

 Seja educado ao discordar do ponto de vista dos colegas e do tutor (Leia o “Netiqueta”);

 Não deixe suas dúvidas aumentarem. Procure, pesquise, envolva-se. Lembre- se que a perfeita compreensão de todos os tópicos abordados é fundamental para o alcance dos objetivos propostos pela disciplina;

 Use as ferramentas de interação que o ambiente oferece (chat, fórum, email, mensagens internas, etc.). Não se acanhe, elas existem para você;

 Ao final de cada módulo, procure fazer seu resumo, sua lista de prioridades de estudo do que ficou em aberto e os exercícios que seu tutor possa ter proposto;

 Quando tivermos chat agendado, vale uma sugestão: anote os conteúdos que deseja aprofundar, debater. Desta forma este momento de interação ficará mais rico para você e seus colegas;

 Envie todos os trabalhos que seu professor requerer. E resista ao trabalho copiacola que todos sabem que a internet proporciona, o tutor tem a autonomia de rejeitar ou dar nota zero ao seu trabalho se for uma cópia.

Interaja com seus colegas. Você não está sozinho. A ajuda mútua e colaborativa é importante para a formação de todos;

 Não se sinta obrigado a responder todos os comentários postados. Procure focar sua contribuição nas discussões que sejam de seu interesse e em tirar suas dúvidas;

 Preocupe-se em escrever corretamente. Tenha sempre à mão um bom dicionário, um manual de redação e uma gramática para tirar dúvidas;

 Tome muito cuidado ao fazer piadas no ambiente virtual, especialmente quando está utilizando apenas informações escritas. Por não contar com o contato visual ou a possibilidade de identificação de tom de voz, você poderá ser mal interpretado. No entanto, isso não impede que alunos e professores façam do ambiente virtual algo dinâmico e interativo (Leia “Netiqueta”).

E não esqueça! Você é o maior responsável por seu estudo. Disciplina e comprometimento são palavras-chave para o alcance do seu sucesso na Educação a Distância.

Qualquer problema que ocorra, contate-nos que teremos o maior prazer em ajudá-lo.

No ambiente virtual, a presença será controlada pela participação de todas as atividades propostas na disciplina.

O critério de reprovação por frequência será o mesmo das disciplinas presenciais conforme as exigências das diretrizes curriculares do MEC. Portanto, será levado em conta se o aluno cumpriu, pelo menos, 75% das atividades previstas para a disciplina.

••• Suporte técnico

O NEAD oferece suporte técnico a todos os alunos EaD do ATHENAS VIRTUAL podendo solucionar questões relativas a:

a) Uso das facilidades do AVA;

b) Dificuldades de acesso ao AVA e problemas com login e senhas de alunos que não possuem pendências financeiras ou de documentação na Secretaria Acadêmica. A solicitação do suporte será via email suporte.ead@athenaseducacional.com.br,, e o NEAD tem prazo de 24hs úteis para dar a resposta sobre a situação. É extremamente importante manter seu e-mail atualizado no perfil do AVA ATHENAS VIRTUAL para o retorno de suas solicitações.

Se possuir algum sistema anti-spam em seu gerenciador de e-mails, desative-o para mensagens enviadas pelo NEAD. Caso contrário, as mensagens direcionadas a todos os alunos ou mensagens geradas automaticamente pelo sistema serão bloqueadas.

••• Questões relativas ao desenvolvimento da disciplina;

Qualquer dúvida relativa ao desenvolvimento de atividades deverá ser esclarecida com o Tutor responsável pela disciplina. Exemplo:

I) Prazos de entregas de atividade;

II) Localização do material indicado (textos, vídeos, áudios, slides, etc);

III) Esclarecimento sobre o desenvolvimento de atividades;

IV) Notas atribuídas às atividades

O MEC estabeleceu através da Portaria 4.059 de 10 de dezembro de 2004, que os cursos presenciais podem ofertar até 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso na modalidade à distância.

Sua Instituição de Ensino disponibiliza o laboratório de informática para que os alunos possam acessar e realizar as atividades das disciplinas à Distância. É preciso seguir os horários de funcionamento, bem como, as regras de cada setor a ser utilizado.